Estude Fisioterapia na São Judas

O aluno será habilitado como fisioterapeuta, estudando o movimento humano e suas disfunções e utilizando uma série de recursos terapêuticos para tratamento. Entre as disciplinas específicas do curso, estão a Hidroterapia, a Eletroterapia, a Manipulação Articular, a Massoterapia, a Fototerapia e a Ergonomia.

DIFERENCIAIS

  • O curso foi elaborado por professores experientes, que definiram um currículo diversificado e rico na abordagem científica, no qual o estudo da motricidade humana é o maior destaque.
  • O estágio obrigatório é realizado no período noturno: o aluno não precisa parar de trabalhar para realizá-lo. As aulas são 100% presenciais, com aprimoramento profissional gratuito após o término do curso.
  • O curso é muito bem avaliado:
    • 3 estrelas no Guia do Estudante 2014;
    • CPC (Conceito Preliminar de Curso) = 4 no ENADE 2010;
    • IDD (Indicador de Diferença de Desempenho) = 4 no ENADE 2010.
  • Trabalhe e Estude – Durante osdois últimos semestres do curso noturno, as atividades de atendimento clínico nos hospitais conveniados (Hospital Geral da Vila Penteado) e na Clínica de Fisioterapia da Universidade serão realizadas todas à noite e aos sábados (no período matutino). Assim, os alunos não terão de abandonar seus empregos para realizar essas atividades.
  • Educação Continuada – Ao final do curso, os alunos podem continuar seus estudos para melhorar sua qualificação profissional e sua inserção no mercado de trabalho. São várias opções:
    • Aprimoramento Profissional– os melhores alunos da graduação podem concorrer a vagas. O graduado pode ficar até 2 anos na prática clínica e hospitalar. O programa é GRATUITO e oferecido apenas a ex-alunos da USJT.
    • Pós-Graduação Lato-Sensu– o curso oferece especialização em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva.
    • Pós-Graduação Stricto-Sensu– os alunos que decidirem ingressar na área acadêmica podem concorrer a uma vaga no Mestrado Acadêmico em Educação Física, na linha de pesquisa “Biodinâmica do Movimento Humano” para desenvolvimento de projetos nas áreas de Biomecânica e Fisiologia do Exercício.
  • Fisioterapia Gratuita – O atendimento de fisioterapia da USJT é GRATUITOe oferecido a toda a comunidade em diversas áreas: disfunções músculo-esqueléticas, ginecologia e obstetrícia, neurologia infantil e para adultos, preventiva, etc.
  • Cuidados Domiciliares a Idosos – O curso, além da disciplina teórica voltada à Saúde Pública, oferece ao aluno dos dois últimos semestres uma prática supervisionada com idosos da região. O cuidado é domiciliar e tem como objetivo proteger e recuperar a saúde cinético-funcional dos pacientes.
  • Disciplinas diferenciadas – além das disciplinas básicas para a formação do fisioterapeuta, há também algumas disciplinas diferenciadas. Por exemplo, a aula teórica e prática de hidroterapia (3 horas práticas semanais dentro da piscina terapêutica) e de fisioterapia clínica geral (anatomia palpatória, testes e técnicas especiais de tratamento), além do estágio supervisionado em UTI neonatal, em Ginecologia e Obstetrícia e em Saúde Pública.
  • Bolsas de Estudo – O aluno ingressante no curso pode obter descontos de até 70% com programas de financiamento estudantil do Governo Federal: FIES e ProUni. A partir do 3º semestre, o aluno pode pleitear um desconto na mensalidade. Além disso, pode obter bolsas de estudo inscrevendo-se em atividades de monitoria nas disciplinas práticas ou desenvolvendo um projeto de pesquisa para concorrer a uma vaga no Regime de Iniciação Científica (RIC).
  • Atividades de Pesquisa – A partir do 3º semestre, o aluno pode participar de várias atividades de pesquisa, ligadas ao Centro de Pesquisa da USJT:
    • Regime de Iniciação Científica (RIC)– Programa destinado a graduandos que desejam aprender a utilizar técnicas e princípios do método científico. Tem  duração de 2 anos e o aluno deve dedicar pelo menos 12 horas/semana às atividades oferecidas. É disponibilizada, aos 40 primeiros colocados no processo seletivo, uma bolsa de estudo na forma de 20% de desconto sobre as mensalidades do curso de graduação.
    • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)– Destinado a alunos que desejam se inserir em um projeto de pesquisa sob a orientação de um professor credenciado pelo Centro de Pesquisa ou querem se associar a um projeto desenvolvido pelos Núcleos de Pesquisa da USJT. Tem duração máxima de 1 ano. Os 5 alunos do programa recebem bolsa de estudo.
    • Programa Voluntário de Iniciação Científica (PVIC)– Destinado aos alunos que desejam se inserir em um projeto de pesquisa sob a orientação de um professor credenciado pelo Centro de Pesquisa ou querem se associar a um projeto desenvolvido pelos Núcleos de Pesquisa da USJT.
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)– Nos dois últimos semestres do curso os alunos devem desenvolver um projeto de pesquisa, sob orientação de um professor do corpo docente de Fisioterapia da USJT.
  • Eventos de Atualização Profissional e Científicos – Durante todo o ano, os alunos participam de eventos importantes para sua formação profissional: Ciclo de Palestras, Simpósio de Fisioterapia, Simpósio Multidisciplinar, Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória, Jornada de Dinamometria Isocinética, Academia de Eletro Termo Fototerapia e outros.

MERCADO
O profissional formado tem várias opções de trabalho.

  • Atuando em hospitais, clínicas ambulatoriais, consultórios, clubes esportivos, academias, escolas, indústrias, etc.
  • Inúmeras áreas da saúde necessitam do trabalho do fisioterapeuta: Ortopedia e Traumatologia, Reumatologia, Cardiologia, Pneumologia, Pediatria, Geriatria, Ginecologia, Obstetrícia e outras.


Reconhecido pelas Portarias nº 133, de 18/01/2002; nº 879, de 10/04/2006; nº 775, de 07/11/2008; nº 01, de 06/01/2012; e nº 824, de 30/12/2014.
Coordenador(a) do curso:
 Dr. Semaan El Razi Neto
Dúvidas: duvidas@usjt.br

Investimento

Integral:
De: R$ 1.880,03
Por: R$ 1.128,02

Turno(s)

Matutino e noturno

Duração

9 semestres

Titulação

Bacharelado